O uso da terra no RS: as respostas que a Agroecologia nos traz

Sobre a agroecologia e as necessidades de mudança.

Qualquer um que tenha estudado antropologia, mesmo que um pouco, sabe que houveram diversas civilizações antes que a nossa. Podemos fazer uma longa lista citando-as bem como as diferentes características que as tornavam únicas, como por exemplo os gregos e os romanos com suas incríveis vidas morais, ou diversas culturas indígenas e sua ligação com a natureza.
Ambos aspectos foram perdidos hoje em dia.
Perdemos a ligação com a natureza que os nossos antepassados indígenas tinham, bem como valores mínimos para se viver em sociedade – como ética e moral. Sabemos, por exemplo, que grande parte da Amazônia já foi devastada em nome do progresso, que compostos químicos extremamente tóxicos são colocados em rios, que o grande aumento na produção de alimentos tem diminuído a qualidade destes e aumentado a taxa de diversas doenças, entre tantos outros exemplos que nos deixam uma lacuna entre valores éticos e a ligação com a natureza que deixamos para trás.
Ainda no campo de produção, os vegetais já não são mais apenas selecionados, pois passam também por processos de transgenia além de sofrerem uma grande aplicação de agrotóxicos, prejudicando não apenas o vegetal, como também o solo, os ecossistemas locais e a nós.
Do desafio de mudar esse rumo que a agricultura vem tomando é que nasce a Agroecologia, que contém, além do interesse comum de maximizar a produção, o interesse de otimizar o agroecossistema, levando em conta as diversas formas de Vida que podem estar contidas nele.

Esta mesa contará com professores, profissionais e agricultores do campo da Agroecologia e irá, não apenas esclarecer seus conceitos práticos e teóricos, como também oferecer soluções para aumentar a aplicação desta ciência.

Confira o clipe da mesa, com os melhores trechos:

E a playlist, com todos os vídeos da mesa:

Bom proveito!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s