Que biólogxs queremos formar? Mudança no currículo

O currículo quase sempre é pensado apenas pelo corpo docente, pondo de lado as ideias e anseios do corpo discente. Daí, surge a questão: será que a opinião do corpo discente não é importante na construção de um profissional, visto que será ele (o aluno) que irá atuar na sociedade após sua formação?

Na Semana Acadêmica, houve um espaço de compartilhamento de ideias sobre o que pode e deve mudar no currículo do curso de Ciências biológicas. O enfoque principal do debate foi a maior autonomia de escolha do aluno durante a construção e direcionamento do seu próprio currículo, além de críticas ao ensino tradicional e conteudista. Essa mesa reuniu alunos, professores e coordenadores, tornando o debate mais horizontal e aproximando todos os membros da comunidade.

Após este evento, o grupo de alunos MudaBio, que já vinha trabalhando em propostas de mudanças curriculares, tornou-se mais forte. Desde então, reuniões periódicas, em diferentes instâncias do instituto, vêm sendo feitas com o intuito de consolidar as ideias que surgiram na Semana Acadêmica de 2015.

Confira os vídeos desta mesa:

Como dependemos da resposta dos participantes da mesa em relação à liberação de suas imagens, alguns dos vídeos ainda não estão disponíveis.

Texto pela Equipe da revista

Fotografias por Raquel Klein Paulsen

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s