NESTE NÚMERO

dos EDITORES

Por quê não iniciar falando de como tudo começou ???

Seria fácil né?? … uhm ?!    Não, nem um pouco!!

No primeiro número da revista pensamos em falar sobre as origens da vida sob o ponto de vista bioquímico, afinal tudo que aconteceu para que chegássemos até aqui (falo dos seres vivos) teve uma pitada de reações químicas, ou seja, transformações moleculares que ocorreram na presença de fontes de energia.

Mas o fato é que é bastante difícil encontrar registros de como as primeiras reações ocorreram, e o conhecimento que temos de como as coisas aconteceram no passado vem de modelos que são propostos para tentar desvendar o passado molecular dos seres vivos. Muitos tipos de evidências ajudam a entender como a vida surgiu: fósseis antigos, datação com elementos radioativos, estudos sobre as relações evolutivas entre diferentes seres vivos, e análises químicas de organismos modernos. Mas como novas evidências são constantemente descobertas, as hipóteses sobre como a vida se originou podem sim mudar de tempos em tempos!!

Assim é importante termos em mente que estas hipóteses podem ser repensadas … o que faz parte do processo de fazer ciência!!!

Para facilitar mais ainda sua vida, criamos um vídeo que explica de forma bem simples o que consideramos estar vivo!!

Vamos assisti-lo?!

CREDITOS

 

Tentando criar uma ordem para facilitar o entendimento do que os cientistas fizeram até hoje para explicar o que não é visível aos olhos humanos, a seção ‘textos’ foi divida em três partes. Além das bases teóricas, na seção ‘fica a dica’, dá pra dar uma olhada em alguns livros, documentários e filmes de ficção muito bem produzidos que nos ajudam a entender melhor como tudo pode ter começado, e continua acontecendo!

Anúncios

5 comentários em “NESTE NÚMERO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Tem ciência no teu chá!

A ciência que você não vê mas que está ao seu lado todos os dias.

%d blogueiros gostam disto: