NESTE NÚMERO

 

No número 1 da revista vimos que uma das principais características dos seres vivos é ter a capacidade de absorver energia do ambiente e transformar esta energia em algo que possa ser utilizado para seu crescimento e reprodução.

Este processo de transformação da energia ocorre em todas formas de seres vivos, inclusive em nós seres humanos. Na verdade isto está acontecendo agora mesmo, em nossos corpos!! Para você ler este texto você precisa de energia para que seus olhos captem a informação escrita, passem esta informação pra seu cérebro e seu cérebro precisa então processar esta informação, ou seja, transformar a informação visual em algo que você entenda. Só que para tudo isto funcionar direitinho, você (ou melhor!!) todas as células do seu corpo, precisam de energia … certo?!

Mas como isso ocorre? Onde este processo tem início? Será que nós podemos ver a energia sendo transformada?

Com alguns conhecimentos básicos em bioquímica, podemos hoje responder e entender com facilidade estas questões. Mas tal privilégio nossos antepassados não tinham.

Mesmo sem saber quase nada de bioquímica, e de nem poderem dar explicações científicas sobre como as coisas funcionavam, nossos antepassados que aqui moraram a bastante tempo atrás (algo entre 10000 e 4000 anos atrás), já utilizavam a capacidade que as coisas vivas tem de transformar energia para produzir alimentos para si próprios !!

Vamos ver neste número como isto foi possível e quais são as explicações bioquímicas para estes fatos. Prontos!?

Lá vamos nós!!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Tem ciência no teu chá!

A ciência que você não vê mas que está ao seu lado todos os dias.

%d blogueiros gostam disto: