O que significa fermentar algo?

Vamos começar falando de um processo simples de transformação de energia: a fermentação. A fermentação e feita por seres vivos como leveduras e bactérias (e também algumas células de nosso corpo), com a ajuda de componentes celulares especializados, as enzimas.

Muito tempo atrás alguns seres humanos se deram conta de que poderiam utilizar o processo de fermentação para melhorar a qualidade dos alimentos e evitar que os mesmos estragassem e assim nasceram: o pão, a cerveja, o iogurte, o vinho, o molho shoyu … e mais um monte de outras coisas que são fermentadas, que aposto, você não tinha a menor ideia de que eram produtos fermentados!

Mas o que é fermentar algo?

Vamos lá …

Fermentar algo significa transformar açúcar ou amido em álcool e gás carbônico, ou ácido lático. Dessa forma, o processo de fermentar algo é usado por nós humanos para produzir bebidas como vinho e cerveja, pode ser usado também para se obter pão e para preservar alimentos em meios ácidos, como chucrute e iogurte.

E quem faz o processo de fermentação acontecer?  Na verdade não somos nós não, mas sim as leveduras e bactérias.

Pausa: o que são leveduras e bactérias ? (clique nas imagens abaixo para ampliá-las).

Mas o fato é que esses seres vivos não realizam a fermentação para nos servir, e sim porque este é o único meio pelo qual eles obtém energia para crescer. Através de um processo sucessivo de quebras do amido (= várias moléculas de açúcar unidas) ou do próprio açúcar mesmo, esses microrganismos obtém essa energia.

Seguindo a sequencia de slides baixo podemos observar como a glicose se transforma em álcool (= etanol) durante a fermentação:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Olhando para esquema notamos que depois de quebrar o açúcar ( = glicose)  temos a produção de  álcool e gás carbônico (CO2).

Por isso, quando o trigo ou cevada são fermentados temos a produção de cerveja, que  apresenta na sua composição álcool + gás carbônico.

E quando misturamos farinha de trigo + açúcar + água morna + fermento (levedura)??

Obtemos o pão!!!

Sim, o pão nasce do trabalho das leveduras chamadas de Saccharomyces cerevisiae que usam o açúcar presente no grão de trigo para produzir energia para si próprias. Como já sabemos, durante a fermentação há a liberação de CO2, e justamente este CO2 liberado pelas leveduras faz o pão crescer em tamanho.

Mas existe produção de álcool durante o processo de produção do pão???

Sim!! Mas muito pouco, pois quando colocado para assar, o calor do forno faz com que a grande parte do álcool formado evapore e desapareça da massa do pão. Então fique tranquilo, comer pão não deixa você embriagado!!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Tem ciência no teu chá!

A ciência que você não vê mas que está ao seu lado todos os dias.

%d blogueiros gostam disto: