NESTE NÚMERO

Açúcar ou Adoçante?

Você certamente já ouviu essa pergunta muitas vezes. Outras vezes você mesmo já se fez essa pergunta na hora de optar entre alimentos com açúcar ou na versão zero.

O terceiro número da nossa revista vem para ajudar você a entender o que acontece no seu corpo ao ingerir açúcares ou adoçantes. Conhecendo as ações de cada um e também um pouco do funcionamento do nosso metabolismo, você vai poder responder mais conscientemente a essa pergunta.

O primeiro a saber é que os açúcares, que são carboidratos, são necessários para o funcionamento do nosso corpo. Eles são a nossa principal fonte de energia, que em ultima análise, é essencial para que possamos estar vivos. É com energia que nosso coração bate, cérebro pensa e os músculos contraem para que possamos andar (Carboidratos: energia para a vida).

Já os adoçantes sintéticos na sua maioria, possuem apenas poder adoçante , sem sequer serem absorvidos pelo nosso organismo. Eles não possuem valor nutricional e não participam do metabolismo (Adoçantes e Por que os adoçantes são doces?). Por mais inertes que pareçam várias pesquisas mostram que eles podem alterar o nosso comportamento alimentar (Benefícios x prejuízos do uso de adoçantes artificiais) além de provocarem outras alteração no organismo.

Um artigo publicado na Revista Nature em Setembro de 2014 trouxe dados interessantes mostrando que os adoçantes artificiais podem causar intolerância a glicose (um dos sinais iniciais do Diabetes) por alterar a biota intestinal (microrganismos simbiontes que convivem em nosso intestino e nos auxiliam na absorção de nutrientes). Esses dados levaram, novamente, a um grande questionamento sobre o uso abusivo de adoçantes na alimentação moderna (Adoçantes artificiais provocam doenças metabólicas por alterarem a microbiota intestinal; Adoçantes podem aumentar os riscos de desenvolver diabetes?).

Mas é impossível falar de açúcares e adoçantes e não cair nas dietas da moda. O açúcar de coco parece ser o queridinho do momento, por isso decidimos falar um pouco dele. Composto 70% por sacarose (o mesmo que o açúcar comum), faltam estudos que mostrem sua alegada vantagem sobre outros açúcares (Todo mundo tá falando: açúcar de coco).

Agora se você anda contando calorias precisa entender quem são elas e fugir das calorias vazias, aquelas que não possuem valor nutricional. Para isso indicamos os vídeos do nutricionista Rafael Longhi na versão light (curto e direto) ou na estendida (mais completo).

Para finalizar, deixamos dicas de vídeos e leitura para os adultos na seção Fica a Dica e diversão e experimentos para as crianças na seção Vamos Testar.

Boa leitura!

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Tem ciência no teu chá!

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