A REVISTA

cropped-logo-revista-pp1.jpg

A bioquímica é a ciência que estuda os fluxos de massa e energia dentro das coisas vivas, entre as coisas vivas e entre as coisas vivas e o universo. Plantas, animais e organismos unicelulares utilizam os mesmos elementos químicos básicos na sua composição. Assim, a bioquímica está interessada em entender como as células e os organismos funcionam estudando as menores partes desses organismos, as moléculas. Além disto, a bioquímica olha também para os ciclos responsáveis por criar esses compostos biológicos, sendo que estes ciclos normalmente dependem de enzimas para transformar estas moléculas.

Cada ciclo tem um lugar específico dentro das células, sendo que estes ciclos são apenas pequenas peças que compõe o grande quebra-cabeça que é um ser vivo. Em cada um destes ciclos, algumas moléculas funcionam como reagentes que são transformados em produtos, e assim se monta uma grande rede de interações, onde cada peça esta conectada a diversas outras. Estes ciclos podem pertencer ao metabolismo primário ou secundário dos seres vivos, sendo que o primário é responsável pela transformação e conservação de energia e massa, e o secundário pela síntese de moléculas envolvidas na comunicação e defesa dos seres vivos.

Entender bioquímica nos faz entender também como as coisas ao nosso redor funcionam, e então podemos relacionar isto com tudo o que acontece com a gente. Podemos entender como é possível montar uma estrutura tão pequena e complexa como uma célula, como os diferentes tipos de células comunicam-se para formar tecidos, além de como as mudanças químicas que aconteceram ao longo de milhões de anos deram origem a tudo aquilo que vemos hoje.

Vamos navegar pelo mundo molecular das origens da vida, até chegarmos a evolução de células tumorais. Vamos entender como as alterações no ambiente no qual vivemos afetam todos os seres vivos, inclusive nós.

Nossa tarefa aqui é apresentar a vocês leitores uma visão bioquímica dos fatos!!

Cada edição será dedicada a um assunto diferente. A introdução aos assuntos de cada número da revista será realizada por alunos e/ou professores do Departamento de Bioquímica da UFRGS ou do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica  UFRGS ou do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde a convite dos organizadores da revista. Na seção ‘Espaço dos Convidados’ professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação de diferentes laboratórios e instituições serão convidados a contribuírem com suas opiniões sobre os temas escolhidos para cada edição.

Preparados para o mundo bioquímico???

Responsáveis pela revista:

Alexsander Alves Teixeira – estudante de biologia e bolsista de iniciação científica em bioquímica.

Elise Teixeira da Fontoura – estudante de biologia e bolsista de iniciação científica em bioquímica.

Fernanda Freitas Caregnato – bióloga com doutorado em bioquímica.

Ingrid Caroline Winter de Souza – estudante de biologia e bolsista de iniciação científica em bioquímica.

José Cláudio Fonseca Moreira- biólogo com doutorado em bioquímica, professor do Departamento de Bioquímica UFRGS.

Odone Felipe Pippi da Rosa – estudante de biologia e bolsista de iniciação científica em bioquímica.

Viviane de Moura Linck – farmacêutica com doutorado em bioquímica.

2 comentários em “A REVISTA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Tem ciência no teu chá!

A ciência que você não vê mas que está ao seu lado todos os dias.

%d blogueiros gostam disto: