FICA A DICA

Aqui você vai encontrar os vídeos, longas e curtas, que fizeram parte da semana acadêmica, além de recomendações de livros e os Cinedebates discutidos durante esse evento.

1.Curtas e Longas

The Scarecrow – O Espantalho (Chipotle, EUA, 3min, 2015)

Animação promocional que propôe uma reflexão sobre a corporativização da agricultura e a exclusão dos agricultores.

 

Sementes Crioulas (Instituto Cultural Padre Josimo, Brasil – Rio Grande do Sul, 25 min, 2014)

O documentário dirigido a população rural traz abordagens filosóficas e técnicas a cerca da importância da conservação das sementes crioulas, com enfoque em mobilizações de agricultores do Rio Grande do Sul.

 

Sementes e Histórias (Articulação Nacional de Agroecologia, Brasil – Paraná, 11 min, 2014)

A luta dos agricultores ecologistas do Paraná pela preservação da agricultura familiar agroecológica e das de sementes livres de transgênicos.

 

Mulheres da Terra (Plural Filmes, Brasil, 2010, 22 min)

As mulheres do Movimento de Mulheres Camponesas no oeste de Santa Catarina e a relação com a terra e o resgate das sementes crioulas.

 

Man (Steve Cutts, 4 min) + In The Fall (Steve Cutts, 2 min)

Animações criadas em Adobe Flash e After Effects propondo um olhar sobre a vida do cidadão comum e a sua relação com o mundo natural.

e

 

Abuela grillo (The Animation Workshop , Dinamarca/Bolívia, 2009, 13 min)

“Abuela Grillo” é um pequeno filme de animação produzido por “The Animation Workshop” em Viborg, Dinamarca. Baseada numa fábula Ayorea é uma preciosa animação sobre a água e o direito a todos de dispor dela. Esta é uma história que é contada milenarmente pelo povo Ayoreo, da Bolívia. Dizem eles que no principio havia uma avó, que era um grilo chamado Direjná. Esta avózinha era a dona da água e por onde quer que ela passasse com seu canto de amor, a água brotava. Um dia, os netos pediram que ela fosse embora e ela partiu, triste. Mas, na medida em que ia sumindo, também a água ia embora. Neste vídeo, a história se atualiza e na sua viagem para lugar nenhum a avó é encontrada pelos empresários que a aprisionam e fazem com que ela faça a água cair apenas nos seus caminhões pipa. Então, eles vendem a água. O povo passa necessidade e sofre. A avózinha também sofre. Até que um dia, o povo entende que é preciso lutar.

 

Biodiversidade ameaçada na Bacia do Rio Uruguai, Sul do Brasil (Coletivo Catarse/Ingá, Brasil, 2008, 7 min)

Este vídeo traz uma retrospectiva das questões envolvendo a construção de mega-hidrelétricas em locais de rica biodiversidade, focalizando no caso da UHE Pai-Querê, que ameaça afogar mais de 6 mil hectares de florestas que compõem a Zona Núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

 

Araucária (Coletivo Catarse, Brasil, 2014, 26 min)

O documentário é uma busca poética e reflexiva em torno da Araucária, a majestosa espécie arbórea que sustenta relações ecológicas fundamentais, e se encontra ameaçada de extinção pela ação humana. O relato aborda desde os usos ancestrais das populações indígenas que habitaram a região do planalto, passando pelos imigrantes, as serrarias, o corte indiscriminado e a devastação, chegando na complexa situação atual. Se problematiza a condição extremamente protegida da árvore, lançando possibilidades de uma conservação pelo uso, muito cuidadosa mas que aproxime a araucária, seus processos, frutos e madeira, das populações que habitam a região dessa floresta do frio.

 

A Maior Flor do Mundo (Continental Producciones, Espanha, 2007, 10 min)

Curta em stop motion baseado na obra “A Maior Flor do Mundo” de José Saramago. E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?

 

O homem que plantava árvores (“L’homme qui plantait desarbres”, França, 1987, 30 min)

O homem que plantava árvores, vencedor do Oscar de Melhor Animação de 1988. Baseado em um conto do romancista francês Jean Giono, de 1953, e dirigido por Fréderic Back, o desenho conta a história de Elzéard Bouffier, um pastor de ovelhas silencioso e persistente. Bouffier trabalha e vive em silêncio. Sabe o que tem que fazer e faz, sem aguardar recompensa, sem nenhuma publicidade. O seu público é unicamente o testemunho do viajante narrador que, mesmo assim, troca apenas umas poucas palavras com ele durante suas visitas. Bouffier dedicou sua vida ao plantio de milhões de árvores, durante mais de 30 anos, em uma grande área dos Alpes franceses, na região de Provença. Seu trabalho silencioso não só deu origem a matas e florestas onde havia um deserto, como modificou toda a paisagem humana da região, trazendo paz e alegria onde antes havia dor, rancor e sofrimento.

 

Carijo, o filme (Coletivo Catarse, Brasil, 2015, 58 min)

Filme documentário sobre a metodologia de fabricação artesanal de erva-mate com o carijo, suas implicações, relações e desdobramentos deste conhecimento ancestral, utilizado atualmente por agricultores familiares no estado do Rio Grande do Sul. A circulação do filme permitirá a disseminação do conhecimento de uma prática, hoje, tradicional, carregada na própria história do Rio Grande do Sul, que remonta à época da dominação indígena no território. Hoje em dia, mesmo com o massivo consumo de chimarrão no estado, poucas são as pessoas que conhecem como se iniciou a história do chimarrão ou como a erva-mate era produzida até chegar na industrialização dos dias de hoje.

 

Majorité Opprimée – Maioria Oprimida (França, Eleanor Pourriat , 10 min)

No que parece ser apenas mais um dia comum, um homem está exposto ao sexismo e violência sexual em uma sociedade governada por mulheres.

 

Flores e Árvores (Disney, EUA, 1932, 8min)

Flores e Árvores foi o primeiro desenho animado em cores da história, criado por Walt Disney em 1932. Foi o 1° a ganhar Oscar de melhor curta de animação. Os desenhos de Disney incutiram em gerações uma visão romântica e idealizada da natureza, com traços notáveis de personificação de organismos e questões de gênero.

 

 2. Livros

Panorama da Biodiversidade nas Cidades

Livro lançado pela ONU em português, com o apoio do ministério do meio ambiente, mostra o impacto do crescimento urbano na biodiversidade.

Link para download: http://www.mma.gov.br/publicacoes/cidades-sustentaveis/category/138-geral

bka bka

Livro: Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil – Valdely Kinupp e Harri Lorenzi

O livro apresenta um guia de identificação de PANCs no Brasil, além de mostrar seus aspectos nutricionais e possíveis receitas.

SONY DSC

Fotografia por Heitor Jardim

 

Livro: Cinco Mentes para o Futuro – Howard Gardner

Neste livro são definidas as habilidades cognitivas que terão valor nos anos que virão – a mente disciplinada, a mente sintetizadora, a mente criadora, a mente respeitosa e a mente ética.

26219 5 MENTES.fh11

3. Cinedebates

  • Blackfish
  • A lei da água
  • Barragens: hidrelétricas do rio uruguai
Anúncios
Tem ciência no teu chá!

A ciência que você não vê mas que está ao seu lado todos os dias.

%d blogueiros gostam disto: