NESTE NÚMERO

Nesta edição especial de aniversário de 1 ano da revista, “a bioquímica como ela é” traz um resumo da Semana Acadêmica da Biologia – UFRGS de 2015!

11930938_954450957955870_5463006601900001364_o.jpg

Ao ingressar na academia, esperamos entrar em contato com todas áreas do conhecimento ais quais escolhemos cursar, de maneira a instigar nossa imaginação, senso crítico e capacidade intelectual para que possamos construir novas ideias e nos tornarmos profissionais ainda melhores, com uma visão não reducionista, afim de construirmos uma sociedade integrada.

Entretanto, acabamos nos deparando com uma realidade repleta de verdades absolutas, conservadorismo, individualismo, onde somos ensinados a reproduzir o que nos é passado. A valorização da autonomia e da aplicabilidade do conteúdo abordado acaba ficando em segundo plano e damos de cara com aulas expositivas e extremamente teóricas, que levam os discentes a se questionarem a respeito do real valor da academia.
Em decorrência disso, surgiu a ideia da semana acadêmica, um evento estudantil com o intuito de explorar assuntos além da academia, oferendo palestras, oficinas, compartilhando e construindo ideias com profissionais de outros espaços, procurando sempre a discussão e construção coletiva. Porém, o histórico das semanas acadêmicas vem sendo baseado na reprodução e fixação dos mesmos conteúdos abordados em sala de aula, o que vai de encontro ao melhor aproveitamento deste espaço. Por isso, a semana acadêmica da biologia 2015 possuiu caráter diferenciado, pois trabalhou com ideias que são de interesse dos alunos, através de uma abordagem caraterística e que não esteja, necessariamente, na grade curricular.
A semana acadêmica do curso de biologia da UFRGS de 2015 ocorreu entre os dias 25 a 29 de Maio, e teve como principal objetivo responder a pergunta que é comum a quase todos discentes “Que biólogxs queremos formar?”. Baseado nesta pergunta, os próprios alunos organizaram uma agenda de palestras, mesas redondas, minicursos e cine-debates, rica em diversos assuntos relacionados a educação, meio ambiente, sociedade, ética, a qual, historicamente, teve um grande impacto, haja vista que foi a única a qual não ocorreu aulas durante seu período, e, portanto, possibilitou um maior número de alunos presentes no evento.
A programação da semana acadêmica procurou abordar assuntos de interesse dos alunos que geralmente são tratados nos corredores, nos intervalos das aulas, ou em eventos e grupos operativos paralelos a academia. Logo na abertura houve uma dinâmica onde os alunos respondiam porque haviam acordado cedo para estarem presentes no evento. Foi unânime a consciência da importância daquele momento para a construção de outros conhecimentos.
Segue abaixo um trailer curto com alguns momentos da semana acadêmica.

Se quiser mais detalhes, assista nosso trailer longo:

Mesas:
A conservação da natureza no ambiente urbano – 0:09
Pesquisa: filosofia, sociedade, passado e futuro – 3:33
O profissional biólogx além da academia – 5:48
Que biólogxs queremo formar? Mudanças no currículo – 8:06
Os desafios do ensino no séc. XXI – 11:50
As respostas que a agroecologia nos traz – 16:19
Mulheres na ciência – 19:46

Se interessou por algum dos assuntos abordados? Dê uma olhada na sessão vídeo-textos deste número e fique por dentro do que rolou na semana acadêmica. Visite também nosso canal no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UC2_tjveodSltIZ4PQTshSZA) e assista aos vídeos completos.
Boa leitura!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Tem ciência no teu chá!

A ciência que você não vê mas que está ao seu lado todos os dias.

%d blogueiros gostam disto: