Por que os cachorros se cheiram?

Você já deve ter observado que os cachorros quando se encontram cheiram o traseiro um do outro. Mas você sabe por que eles fazem isso?

11

Para nós parece muito estranho, mas os cachorrinhos não conseguem falar ou gesticular. Eles conseguem latir, mas para uma conversa mais sofisticada, eles cheiram o bumbum alheio. Isso acontece porque eles possuem um olfato muito aguçado, sendo capazes de perceber e identificar milhares de cheiros diferentes.

Em baixo do rabo os cachorros possuem duas glândulas, que liberam substâncias químicas que dão várias informações, como: qual a sua raça, se é macho ou fêmea, qual foi a sua última refeição, se está feliz ou triste… Esses cheiros revelam a identidade e o estado de saúde do cão. Por isso que sempre que encontram outro cachorro eles vão cheirar,  para dizer olá e saber com quem estão “ falando”.

Esse cheiro, na verdade não tem nenhum odor. Porque essas glândulas enviam as substâncias químicas diretamente para um segundo órgão olfatório dentro do focinho, chamado órgão de Jacobson, que manda essas informações direto para o cérebro.

22

É por isso que quando aparece outro cachorro que é intimidador, eles colocam o rabo entre as pernas, para esconder estas glândulas e ocultar sua identidade. Ao mesmo tempo, quando querem que todos os conheçam, andam com o rabo levantado.

Agora você já sabe que na verdade eles não estão apenas se cheirando, mas sim se identificando através da interpretação destas substâncias exaladas pelas glândulas na base do  rabo , tipo  uma  carteira de identidade química do cachorro.

33

Texto de Bruna Claudia

Inspirado no vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=OCuIHdeu5dkcada

Anúncios
Tem ciência no teu chá!

A ciência que você não vê mas que está ao seu lado todos os dias.

%d blogueiros gostam disto: