VAMOS TESTAR?

Você já deve ter ouvido falar sobre as proteínas…  são estruturas muuuuito pequenas, e nosso corpo é constituído principalmente por elas. Somos capazes de produzir algumas proteínas, mas também as obtemos através da nossa alimentação.

As proteínas possuem inúmeras funções, desde a constituição de nossos tecidos até hormônios, mas as proteínas das quais falaremos agora são as Enzimas, tipos específicos de proteínas responsáveis por catalisar reações no nosso organismo, ou seja, acelerar as reações sem participar delas. Nosso corpo é uma grande fábrica, e está constantemente processando informações e fazendo diferentes tipos de reações, e para isso, temos milhares de tipos de enzimas, cada uma específica para catalisar cada tipo de reação. Mas como cada enzima sabe em que momento trabalhar? Nosso corpo avisa cada uma das enzimas quando e como funcionar. As enzimas possuem regiões específicas chamadas sítios de ativação, onde se ligam moléculas sinalizadoras, fazendo com que a atividade enzimática seja regulada, inibindo ou ativando suas reações. Mas esta regulação é muito mais complicada do que parece. Como é falado neste vídeo produzido por alunas da disciplina de Bioquímica I do curso de Ciências Biológicas da UFRGS.

Este é um exemplo de que as disciplinas podem fugir do modelo tradicional de ensino, dando aos alunos mais liberdade e autonomia no processo de ensino-aprendizado.

Outro exemplo é este vídeo abaixo produzido por alunos em uma das disciplinas obrigatórias do curso de Ciências Biológicas da UFRGS, Zoologia de Chordata I, abordando de forma criativa questões ecológicas sobre anfíbios e a importância de sua conservação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Tem ciência no teu chá!

A ciência que você não vê mas que está ao seu lado todos os dias.

%d blogueiros gostam disto: